quinta-feira, 16 de março de 2017

São Patrício - 17 de Março



São Patrício, sacerdote missionário

Salvou muitas almas através de seu testemunho de santidade
O santo de hoje nasceu na Grã-Bretanha, no ano 380. Oração, penitência, uma vida de entrega a Deus que foi capacitando São Patrício a responder em Cristo diante das tribulações da vida.
Aos 16 anos foi capturado e preso por piratas irlandeses. No perdão, na oração e na atenção de encontrar um espaço para a fuga, conseguiu fugir para a França, onde continuou seu discernimento na busca da vontade de Deus.
Tornou-se sacerdote missionário, evangelizando na Inglaterra e na Irlanda. Já como bispo, salvou muitas almas através de seu testemunho de santidade, a ponto de tornar a antiga Irlanda toda católica, do empregado ao rei.
A historia da Irlanda ficou marcada com a contribuição de São Patrício, que através da construção que fez de diversos mosteiros, deixou nesse lugar a fama de “ilha dos mosteiros”.
Faleceu com cerca de 80 anos.
São Patrício, rogai por nós!
Há poucos dados sobre a origem de Patrício, mas os que temos foram tirados do seu livro autobiográfico "Confissão". Nele, Patrício diz ter nascido numa vila de seu pai, situada na Inglaterra ou Escócia, no ano 377. Era filho de Calpurnius, e neto de um padre e apesar de ter nascido cristão, só na adolescência passou a professar a fé.
Aos dezesseis anos, foi raptado por piratas irlandeses e vendido como escravo. Levado para a Irlanda foi obrigado a executar duros trabalhos em meio a um povo rude e pagão. Por duas vezes Patrício tentou a fuga, até que na terceira vez conseguiu se libertar. Embarcou para a Grã-Bretanha e depois para as Gálias, atual França, onde freqüentou vários mosteiros e se habilitou para a vida monástica e missionária.
A princípio, acompanhou São Germano do mosteiro de Auxerre, numa missão apostólica na Grã-Bretanha. Mas seu destino parecia mesmo ligado à Irlanda, mesmo porque sua alma piedosa desejava evangelizar aquela nação pagã, que o escravizara. Quando faleceu o Bispo Paládio, responsável pela missão no país, o Papa Celestino I o convocou para dar segmento à missão. Foi consagrado bispo e viajou para a "Ilha Verde", no ano 432.
Sua obra naquelas terras ficará eternamente gravada na História da Igreja Católica e da própria Humanidade, pois mudou o destino de todo um povo. Em quase três décadas, o bispo Patrício converteu praticamente todo o país. Não contava com apoio político e muito menos usou de violência contra os pagãos. Com isso, não houve repressão também contra os cristãos. O próprio rei Leogário deu o exemplo maior, possibilitando a conversão de toda sua corte. O trabalho desse fantástico e singelo bispo foi tão eficiente que o catolicismo se enraizou na Irlanda, vendo nos anos seguintes florescer um grande número de Santos e evangelizadores missionários.
O método de Patrício para conseguir tanta conversão foi a fundação de incontáveis mosteiros. Esse método foi imitado pela Igreja também na Inglaterra e na evangelização dos alemães do norte da Europa. Promovendo por toda parte a construção e povoação de mosteiros, o bispo Patrício fez da Ilha um centro de irradiação de fé e cultura. Dali partiram centenas de monges missionários que peregrinaram por terras estrangeiras levando o Evangelho. Temos, como exemplo, a atuação dos célebres apóstolos Columbano, Galo, Willibrordo, Tarásio, Donato e tantos outros.
A obra do bispo Patrício interferiu tanto na cultura dos irlandeses, que as lendas heróicas desse povo falam sempre de monges simples com suas aventuras, prodígios e graças, enquanto outras nações têm como protagonistas seus reis e suas façanhas bélicas.
Patrício morreu no dia 17 de março de 461, na cidade de Down, atualmente Downpatrick. Até hoje, no dia de sua festa os irlandeses fixam à roupa um trevo, cuja folha se divide em três, numa homenagem ao venerado São Patrício que o usava para exemplificar melhor o sentido do mistério da Santíssima Trindade: "um só Deus em três pessoas".
A data de 17 de março há séculos marca a festa de São Patrício, a glória da Irlanda. Os irlandeses sempre sentiram um enorme orgulho de sua pátria, tanto, por ter ela nascido na chamada Ilha dos Santos, quanto, por ter sido convertida pelo venerado bispo. Só na Irlanda existem duzentos santuários erguidos em honra a São Patrício, seu padroeiro.

Rezo com São Patrício:

Cristo guarde-me hoje,
Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim,
Cristo em mim, Cristo embaixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar,
Cristo ao me sentar,
Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.
Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força, pela invocação da Trindade,
Pela fé na Trindade,
Pela afirmação da Unidade,
Pelo Criador da Criação.
Amém.
Fonte: Paulinas em 2014

São Patrício

São Patrício que celebramos neste dia nasceu em 380 na Grã-Bretanha e com apenas dezesseis anos foi preso por piratas irlandeses e vendido como escravo. Patrício já era cristão por isso amigo de Jesus pôde carregar a dura cruz, até que depois de várias que conseguiu escapar e chegar na França. Foi na França que vocacionado ao sacerdócio, São
Patrício, formou como padre missionário, chegando em missão até na Inglaterra.
Agora impelido pelo Espírito São Patrício foi sagrado bispo e destinado para anunciar o Reino aos Irlandeses; tão bem salvou Almas com Cristo, que São Patrício conseguiu a conversão de todos os da Irlanda, isto do empregado ao Rei. O método que o Santo bispo , não passou pela política, nem sangue dos mártires, mas sim pela construção de tão numerosos mosteiros que a Irlanda ficou conhecida : "Ilha do Mosteiros". São Patrício fez em Deus , muitas obras, já que os mosteiros tendiam a irradiar fé e cultura; além de formar mais o povo desta forma e pela santidade.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=249

o Patrício

NascimentoNo Século V
Local nascimentoNão se sabe: Escócia, Inglaterra, Norte da França
OrdemMonástica
Local vidaIlha Irlandesa
EspiritualidadeAos 16 anos de idade foi preso por piratas irlandeses e vendido como escravo na Ilha. Após seis anos, conseguindo escapar, foi recebido pelo seu parente monge, no Mosteiro de Marmontier, centro de difusão da vida monástica na França. Mais tarde partiu para Lerins e acolhido por Germano de Auxerre, partiu com ele para uma missão apostólica na Inglaterra. Sentia vocação para evangelizar os irlandeses. Consagrado Bispo, partiu para a Ilha no ano 432, com a idade aproximada de cinqüenta anos. Sem apoio político, conseguiu a conversão da Irlanda, a primeira terra não romanizada, não incorporada ao cristianismo. A partir de 423, tudo mudou, pela pregação de são Patrício, num prazo tão breve que na sua morte, trinta anos após, sua missão estava praticamente concluída. Ali fundou vários mosteiro, alicerce da evangelização, o qual a Inglaterra e depois os germanos do Norte aderiram construir em seus países: os filhos e filhas dos reis tinham se convertido em monges e virgens consagradas a Cristo e inumeráveis foram os que os seguiram. Essa Ilha se converteu em lugar da difusão missionária de toda Europa setentrional.
Local morteIrlanda
MorteNo ano 462, aos 80 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós!
OraçãoDeus, nosso Pai, Jesus vosso Filho é a luz do mundo. Quem o segue não caminha nas trevas, mas tem a luz da vida! Fazei-nos Senhor, caminhar na claridade da vossa luz e vos buscar na alegria, na esperança que nos concedeis pela fé. São Patrício confiou na força e no poder do Evangelho que move e converte os corações. Que a palavra semeada em nossos corações produza abundantes frutos e transforme a nossa vida. Transforme-a num hino de louvor a vós que nos chamais a participar de vossa glória já aqui neste mundo. E a vossa glória é que o homem viva.
DevoçãoÀ evangelização sem temor
PadroeiroDa Irlanda, das serpentes e do veneno
Outros Santos do diaPatrício, Agrícola (bispos); José de Arimatéia, Alexandre e Teóbulo (márts.); Gertrudes (virgem); Atão (bispo) Desiderato, Dionísio (mártires).
FONTE: ASJ EM 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário